Escrito por: Jéssica Chiafitela

Resultado de imagem para resíduos pneus

Os meios de locomoção ao longo da história vem cada vez mais evoluindo o meio automobilístico, e com isso gerando vários tipos de resíduos sólidos. Um dos resíduos gerados mais preocupantes são os pneus.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito Brasileiro – DENATRAN, em dezembro de 2013 o Brasil possuia uma frota total de veículos de 81.600.729 unidades, gerando por ano mais de 160 milhões de pneus velhos.

No Brasil a reciclagem de pneus ainda não é muito utilizada. Todo esse resíduo gerou uma grande preocupação aos gestores públicos, incluindo os três poderes. Com isso houve a inclusão dos pneus como item de Logística Reversa, segundo a Política Nacional de Resíduos sólidos (Lei 12.305/2010). Portanto, cabe aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pneus a responsabilidade de implantar sistemas de logística reversa para este produto, sendo proibido seu descarte em aterros sanitários.

Há inúmeras formas de reciclagem e/ou reutilização desse material, como por exemplo na fabricação de calçados, asfalto, construção civil e até novos pneus.

Vídeos:

Fonte: http://www.portalresiduossolidos.com/reciclagem-de-pneus/