Por: Ana Paula Dos Reis.

Sabe todo aquele lixo que você encontra jogados nas ruas, como papéis de balas e chicletes, bitucas de cigarro, tickes de mercados, eles acabam sendo depositados de forma incorreta pelo homem e assim deixando a cidade mais suja.

Quando ocorre as chuvas ou até ventos fortes, todo esse resíduo é carregado até os bueiros e de lá adentram nas galerias e são depositados diretamente no rio, desse modo causando poluição nos rios, areias das praias e mares, além de causar a morte de animais aquáticos, como peixes, tartarugas e aves aquáticas, pois acham que o plástico é um alimento, porque muitos apresentam resquícios de alimentos.

Nas cidades o principalmente agravante é a causa das enchentes, pois eles entopem os bueiros e com isso impede a total passagem da água, então dessa forma em vez da água escoar para as galerias e irem desaguarem no rio, elas acabam retornando a superfície e assim causando as enchentes, que prejudicam o trânsito, invadem comércios, casas e causam prejuízos a saúde pública, como a Leptospirose que é uma doença transmitida pela urina do rato.

Então todo esse lixo lançado de forma incorreta na rua pelo homem, tem seu destino nas águas e muitos desses resíduos demoram muito tempo para se decompor na natureza, desse modo trazendo diversos problemas ambientes, sociais e econômicos para as cidades.

Sabendo disso agora, você pode repassar para todo mundo a importância de se jogar o LIXO NA LIXEIRA e NÃO NA RUA!

Referências:

NUNES, Laís. SUSTENTAHABILIDADE.COM: PARA ONDE VAI O LIXO JOGADO NAS RUAS? 27 de junho de 2016. Disponível em: http://sustentahabilidade.com/para-onde-vai-o-lixo-jogado-nas-ruas/ Acessado: 27 de julho de 2018.

OLIVEIRA, Thiago. FL: CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LIXO JOGADO POR AÍ! 14 de junho de 2016. Disponível em: http://www.fl.com.br/index.php/1600/conscientizao-sobre-o-lixo-jogado-por/ Acessado: 27 de julho de 2018.