Por: Rafael Lucas Alexandre

Fonte: https://www.foxlux.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/06/led-meio-ambiente-capa.png

            As lâmpadas de led estão em alta no mercado, e em muitas casas as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes já foram substituídas pela led. Mas você sabe quais são as vantagens do led em relação as demais lâmpadas?

            Uma das principais vantagens e a mais conhecida entre as pessoas é a sua economia da energia elétrica. Algumas lâmpadas de led tem uma economia de até 80%, devido ao menor consumo e maior fator de potência se comparados as lâmpadas fluorescentes compactas comuns. A vida útil de um LED é de até 100.000 horas em contrapartida com uma lâmpada fluorescente comum com duração de até 40.000 horas.

Outra vantagem da lâmpada de LED, e a que a torna sustentável, tem relação com a sua fabricação e descarte. As lâmpadas comuns tem em sua fabricação metais pesados e tóxicos, como é o caso do mercúrio, que é um metal altamente toxico para o ser humano, e o descarte dessas lâmpadas muitas vezes são feitas em aterros sanitários sem os devidos cuidados, o que pode causar uma serie de agravantes ao meio ambiente e as pessoas ou animais que nele vivem. Diferente das lâmpadas de led, que não apresentam em sua fabricação metais pesados nem prejudiciais, e os seus componentes são recicláveis e podem ser reutilizados para outros fins.

            Então quando você substitui as lâmpadas comuns da sua casa pela lâmpada de led, você não está só economizando no seu bolso, mas também está ajudando a preservar o nosso planeta, com um gesto simples e fácil.

Referências:

FARIA, Ana Carolina. ILUMINAÇÃO SUSTENTÁVEL: OS BENEFÍCIOS DO USO DA TECNOLOGIA LED NOS PROJETOS DE ILUMINAÇÃO. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/2548/1/ANA%20CAROLINA%20DE%20FARIA.pdf. Acesso em 11/08/2018.