Adaptado por: Izabella Vanessa Kinczel

Os impactos da poluição do ar podem afetar a saúde humana e o meio ambiente. Para minimizar os efeitos de poluição, a cidade de Xian criou uma chaminé gigante de ar puro.

A cidade de Xian é uma das cidades mais contaminadas da China e com a construção do purificador de ar no centro de um bairro chinês, com mais de 100 metros de altura busca uma melhoria na qualidade do ar oferecido a população.

O ar é sugado para dentro da torre e é aquecido nas estufas localizadas na sua base com ajuda da energia captada por painéis solares. Uma vez aquecido, o ar sobe pela torre e passa por uma série de filtros até ser expelido. [1]

Segundo Cao Junji, especialista em meio ambiente da Academia de Ciências chinesa, a chaminé pode limpar diariamente entre 5 e 16 milhões de metros cúbicos de ar, dependendo do tempo e do nível de contaminação.

A chaminé ainda esta em teste, mais já apresentou uma melhora no ar, ela reduz de 10 a 19% a taxa de partículas finas da atmosfera, em um raio de 10km2.[2]

Milhões de chineses já não podem sair de suas casas sem uma máscara que filtre o ar e muitos já tiveram que optar por purificadores de ar em suas casas. A chaminé gigante de ar puro traz uma esperança de melhorias na qualidade de vida de toda a população da cidade de Xian.

 

FONTES:

[1].  BARBOSA, Vanessa (Ed.). Contra poluição, China constrói megatorre de purificação de ar: Estrutura de 100 metros de altura ainda está em fase experimental, mas os primeiros resultados começam a aparecer. 2018. Vanessa Barbosa. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/ciencia/contra-poluicao-china-constroi-megatorre-de-purificacao-de-ar/>. Acesso em: 09 de maio de 2018.

[2].  NOTÍCIAS, Uol. Para minimizar efeitos da poluição, China cria chaminé gigante de ar puro. 2018. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2018/04/18/para-minimizar-efeitos-de-poluicao-china-cria-chamine-gigante-de-ar-puro.htm#fotoNav=7>. Acesso em: 09 de maio de 2018.