Por: Jessica Chiafitela.

A Amazônia é a maior floresta tropical úmida do planeta e possui uma biodiversidade enorme, ela se estende por nove países como o Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Suriname, Guiana, Equador e Guiana Francesa, sendo que dentro do território nacional é encontrada nos estados de Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá, Maranhão, Tocantins e parte do Mato Grosso.

Mas essa floresta vem sofrendo perdas ao longo dos tempos com desmatamento, queimadas, uso indevido do solo, exploração de recursos e extinção de algumas espécies tanto da fauna como da flora.

Para tentar conter e minimizar esses prejuízos afim de proteger a floresta, alguns órgãos criaram projetos. Um desses projetos é o Fundo Amazônia que já completou 10 anos de sua existência este ano. O projeto funciona através de doações institucionais nacionais e internacionais, onde engloba ações de prevenção, combate e monitoramento na Amazônia Legal, além de fornecer apoio ao uso sustentável dos recursos florestais dos países tropicais como o Brasil.

Este projeto foi criado em 2008 e desde então vem mostrando resultados como a diminuição em 11% do desmatamento na Amazônia Legal, aumentando áreas de Unidades de conservação em 90%, apoiou cerca de 100 projetos. Atualmente há 41 milhões de hectares de áreas protegidas, 18 milhões de hectares de florestas possuem manejo sustentável, além de beneficiar atividades sustentáveis na geração de renda de 142 mil pessoas.

 Referencias

BRASIL, Governo do. Conheça a importância do Fundo Amazônia. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/editoria/meio-ambiente/2018/06/conheca-a-importancia-do-fundo-amazonia

Brasil. Fundos Amazônia e Clima. Disponível em: http://www.mma.gov.br/mma-em-numeros/fundos-amazônia-e-clima