Por: Leatrice Talita Rodrigues

No final do mês de maio e começo de mês de junho de 2018, presenciamos cenas, por assim dizer lamentáveis, de pessoas fazendo filas quilométricas em postos de combustíveis para abastecer seus carros, diante da greve dos caminhoneiros aqui não Brasil e pagando preços absurdos.

No mesmo período sai uma notícia com o título acima e você fica se perguntando se isso não poderia ser uma realidade aqui no Brasil. No Japão, segundo dados da montadora Nissan, em 2015, havia 40 mil pontos de recarga para carros elétricos contra 35 mil bombas de gasolina em todo o país, atualmente, os pontos de recarga elétrica já passa dos 50 mil, sendo distribuídos em pontos de recarga públicos e em residências. É impressionante ver como o Japão possui um mercado estável em relação aos elétricos, em apenas 7 anos, desde o desenvolvimento e comercialização dos elétricos em 2011.

No final de 2017, as principais montadoras do mundo se uniram para ampliar a rede de recarga de elétricos pela Europa, sendo que a expectativa é que até 2020 já estejam instalados ao menos 400 estações de recarga de alta potência.

Será que um dia todo esse desenvolvimento chega aqui no Brasil? Até temos alguns carros e ônibus elétricos, mas nada que se compare ao Japão. Tá mais que na hora do Brasil pensar em fontes de energia renovável para seu desenvolvimento e não pensar somente nos combustíveis fósseis. 😉

Referências

QUEIROZ, M. Elétricos: Mais pontos de recarga do que postos de gasolina no Japão. Disponível em: <https://veiculoeletrico.blog.br/2015/02/eletricos-mais-pontos-de-recarga-do-que.html>. Acesso em: 11 jun. 2018.

ROSA, M. No Japão há mais pontos de recarga para elétricos que bombas de gasolina. Disponível em: <http://ciclovivo.com.br/arq-urb/mobilidade/no-japao-ha-mais-pontos-de-recarga-para-eletricos-que-bombas-de-gasolina/>. Acesso em: 03 jun. 2018.

TOLEDO, M.; PORTINARI, N. Greve leva à falta de combustível em postos e filas em quatro estados. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/05/bloqueio-em-estradas-leva-a-falta-de-combustivel-em-minas-e-filas-no-vale-do-paraiba.shtml>. Acesso em: 11 jun. 2018.

TRIBUNA DO PARANÁ. Motoristas formam fila gigante e gasolina acaba em posto de ainda tinha combustível. Disponível em: <http://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/um-dos-unicos-com-estoque-de-gasolina-em-curitiba-ainda-posto-tem-fila-gigante/>. Acesso em: 11 jun. 2018.

VEICULOELÉTRICO. Japão já tem mais pontos de recarga de veículos elétricos do que postos de combustíveis. Disponível em: <https://veiculoeletrico.blog.br/2016/05/japao-ja-tem-mais-pontos-de-recarga-de.html>. Acesso em: 11 jun. 2018.