Adaptado por: Leatrice Talita Rodrigues

O artigo proposto para leitura traz uma relação entre a educação ambiental sustentabilidade. A EA se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo participativo constante que inclui uma consciência critica sobre a problemática ambiental, que nada mais é uma crise da própria civilização, onde não é a natureza que se encontra em desarmonia e sim a própria sociedade. O processo de EA requer uma mudança no nosso comportamento e isso inclui cuidar bem da natureza. Boa leitura.

 

Educação Ambiental e Sustentabilidade

ROSS, A.; BECKER, E. L. S.

Resumo: A Educação Ambiental (EA) pode ser entendida como uma metodologia em que cada pessoa pode assumir e adquirir o papel de membro principal do processo de ensino/aprendizagem. Os problemas ambientais ocorrem pelo danoso modo de vida que a humanidade adotou, na qual a ‘sobrevivência’ do homem promove uma utilização exagerada dos recursos naturais e levou a uma situação de crise. Nesse trabalho objetivou-se estabelecer a relação entre a EA e a sustentabilidade, questão esta, abordada frequentemente em nosso cotidiano e também comumente divulgada na mídia, além ponderar sobre esta questão na vida dos seres humanos. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica reflexiva sobre a necessidade da EA aliada à sustentabilidade, embasada na análise de Foucault (1986). Para este autor deve-se passar de uma análise temporal para uma perspectiva espacial da sociedade. As questões ambientais reclamam por uma nova concepção de ciência que permita a construção de saberes conjuntivos através da exploração dos limites e das fronteiras que, simultaneamente, apartam e aproximam as disciplinas. Nesse sentido, a EA entendida como um tema transversal e interdisciplinar significará a integração de saberes frente à um ‘pensar sistêmico’ (HISSA, 2009). A existência de um ‘pensar sistêmico’ planetário encaminhará o viés econômico e político da atual sociedade para o contexto da sustentabilidade. O desenvolvimento sustentável ocorre a partir de uma lógica que satisfaça as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade as necessidades das gerações futuras, pois o saber ambiental emerge de uma reflexão sobre a construção da própria vida humana na Terra. Pode-se inferir que um sistema sustentável só será possível mediante a evolução intelectual e inclusive espiritual do ser humano, além de instaurar a EA em cada sociedade e promover uma conscientização do que realmente pode-se entender sobre o que é sustentabilidade.

Palavras-chave: meio ambiente, sustentável, humanidade, educação.

Referência: ROSS, A.; BECKER, E. L. S. Educação Ambiental e Sustentabilidade. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria-RS, v.5, n.5, p.857-866, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reget/article/viewFile/4259/3035>.