Encontro discute a administração de incubadoras e agências de inovação no Estado do Paraná

Nos dias 27 e 28 de maio, realizou-se o encontro “Estratégias de inovação para o estado do Paraná”, na cidade de Cascavel. O evento, que ocorre na Escola Tecnológica Agropecuária (Agrotec), é organizado pela Associação Paranaense das Instituições do Ensino Superior Público (Apiesp) e pela Rede Paranaense de Tecnologia e Inovação (Reparte), com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária e Unicentro.

O evento visa reunir os reitores, além de representantes da Seti, da Fundação Araucária e de todas as incubadoras do Paraná, com intuito de apresentar o funcionamento das agências de inovação e das incubadoras no estado. Além disso, o encontro também busca mostrar a importância social, econômica e educacional para as universidades. “Com este encontro, pretende-se apresentar aos reitores qual o melhor sistema administrativo para uma agência de inovação e incubadora”, afirma o diretor da Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro, professor Paulo Rogério Pinto Rodrigues.

“A Unicentro apresentará sua incubadora, a Integ, as empresas incubadas e as estratégias utilizadas no funcionamento da organização. Mostrando principalmente como o apoio de uma universidade facilita a administração de uma incubadora. Além disso, será apresentado a Novatec, suas produções e o impacto destas ações na universidade e na comunidade”, revelou o professor Paulo Rogério.

Para o reitor da Unicentro e presidente da Apiesp, professor Aldo Nelson Bona, o encontro é de extrema importância para o atual momento vivido pelas instituições de ensino superior. “Um evento desse porte e com uma programação pensada para abranger a ciência, a tecnologia e a inovação, vem somar às discussões e iniciativas para impulsionar ainda mais o desenvolvimento dessas áreas que estão em plena expansão”, avaliou Aldo Bona.

PROGRAMAÇÃO

A programação do evento conta com apresentações e mesas de discussões, ao final do encontro será redigido um documento co diretivas para uma política de apoio às estruturas de fomento a inovação e empreendedorismo.

No dia 27, às 14 horas, será realizada a abertura do evento, com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, do coordenador geral da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), Luiz Cézar Kawano, do presidente da Fundação Araucária, Paulo Roberto Brofman e de reitores da instituições de ensino superior do Paraná. Na sequência, haverá a conferência de abertura, intitulada “Modelos de programas de fomento ao empreendedorismo e à inovação em universidades”, ministrada por José Aldo Tonholo, editor responsável do Conselho Editorial da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Encerrando os trabalhos do primeiro dia, o professor Aldo Bona, coordenará a sessão “Sustentabilidade Financeira das Incubadoras e Nits (Núcleo de Inovação Tecnológica) das Universidades do Paraná”.

O segundo dia (28) do evento contará com cinco palestras e workshop tecnológico, que abrangerá nove áreas.

SERVIÇO

A Agrotec, local do evento, é uma extensão da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), voltada para o setor agrícola, e fica localizada na BR 277, KM 573, a 500 metros do trevo São João, em Cascavel-PR.

Central de Notícias

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.