Skip to main content

Onde estão as margens plácidas dos rios

Onde estão as margens plácidas dos rios urbanos?

Escrito por: Viviane Fernandes de Souza O termo “plácidas” pode ser substituída por calmas, serenas ou tranquilas. Sua origem do latim “placidus” (plácido) significa “agradável” ou “suave”. Este termo foi utilizado no primeiro verso do Hino Nacional Brasileiro. Mas, onde estão as margens plácidas do riacho do Ipiranga? O rio símbolo da liberdade brasileira perdeu […]

CURIOSIDADE: Reciclagem de pneus

CURIOSIDADE: Reciclagem de pneus

Escrito por: Jéssica Chiafitela Os meios de locomoção ao longo da história vem cada vez mais evoluindo o meio automobilístico, e com isso gerando vários tipos de resíduos sólidos. Um dos resíduos gerados mais preocupantes são os pneus. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito Brasileiro – DENATRAN, em dezembro de 2013 o Brasil possuia […]

VOCABULÁRIO SUSTENTÁVEL: Aquecimento glo

VOCABULÁRIO SUSTENTÁVEL: Aquecimento global & Efeito estufa

Escrito por: Leatrice Talita Rodrigues Aquecimento global: Elevação da temperatura média anual do planeta Terra causada pelo aumento das concentrações na atmosfera dos chamados gases estufa, incremento este provocado, sobretudo, pelas atividades antrópicas.   Efeito estufa: Capacidade que a atmosfera da Terra apresenta de reter parte da radiação térmica emitida pela superfície do planeta. A luz solar atravessa […]

Mortandade das abelhas: um risco para pr...

Mortandade das abelhas: um risco para produção de alimentos e biodiversidade

Escrito por: Leatrice Talita Rodrigues A mortandade de abelhas é um problema global, sendo que as abelhas que têm contato com os agrotóxicos podem morrer ou ter efeitos subletais, como irritabilidade, confusão, mudanças na atividade motora, dificuldade de comunicação, dentre outros. E a diminuição das colmeias pode levar a redução da polinização, responsável pela reprodução das […]

A incrível história do brasileiro que pl

A incrível história do brasileiro que plantou a própria floresta

Escrito por: Leatrice Talita Rodrigues   A história de Vicente é inspiradora. Em lugares onde o desflorestamento é feito para dar lugar à agricultura, este senhor de 84 anos faz exatamente o contrário. Enquanto muitos pensam somente no lucro que terão com suas plantações, ele pensa no futuro e nas consequências que a falta de árvores […]

Entrevista com o Engenheiro Ambiental Lu...

Entrevista com o Engenheiro Ambiental Luiz Henrique Rosa da Silva

Luiz Henrique Rosa da Silva é engenheiro ambiental formado em 2011, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8581327279764591  O que lhe motivou a fazer o curso de Engenharia Ambiental?  A maior motivação em fazer engenharia ambiental foi a afinidade com meio ambiente.   Ao se formar, houve dificuldade em conseguir um emprego? Qual (is)?  […]

Projeto Favela Orgânica

Projeto Favela Orgânica

Escrito por: Leatrice Talita Rodrigues   O Favela Orgânica é um projeto que nasceu em 2011, com apenas R$ 140,00 na comunidade da Babilônia e Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro. Com o objetivo de ensinar moradores da região a aproveitarem os alimentos em sua totalidade, o Favela Orgânica já levou suas oficinas […]

Entrevista com o Engenheiro Ambiental Fe...

Entrevista com o Engenheiro Ambiental Fernando Basquiroto de Souza

Fernando Basquiroto de Souza é engenheiro ambiental formado em 2011, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC e possui Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3997130246510280   O que lhe motivou a fazer o curso de Engenharia Ambiental? Sempre tive afinidade com as ciências exatas, por isso decidi fazer engenharia ambiental, também em […]

ARTIGO: Percepção docente sobre a educaç

ARTIGO: Percepção docente sobre a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental

Escrito por: Leatrice Talita Rodrigues   TALINA, M. D. L; MEIRELLES, R. M. S. Resumo Este artigo tem como tema a abordagem da Educação Ambiental (EA) nos anos iniciais do ensino fundamental. Busca uma articulação entre teoria e práxis, apresentando os resultados de uma pesquisa que investiga a concepção docente sobre as práticas educativas recorrentes […]